Torta de Abóbora e Gorgonzola


Angelica Mariensina uma deliciosa receita vegetariana

Abóbora é um dos meus legumes favoritos, pela sabor e versatilidade nas receitas. Dá pra fazer sopa, molho de massa, doce, salada, stir-fry, ensopado…e tortas como esta aqui, que adoro fazer.

Esta torta é simples, mas um pouquinho demorada de preparar. Porém, posso fervorosamente afirmar que vale a pena. Essa danada lindamente funde o sabor doce da abóbora e o sabor intenso e picante do queijo gorgonzola e pode ser assada em uma forma só ou em forminhas individuais. Dá uma bela e leve refeição servida com uma simples salada verde.

É preciso assar a abóbora e cozinhar a batata para fazer essa torta, o que pode ser feito previamente para economizar tempo. Você pode cortar uma pequena abóbora em cubos de cerca de 3cm, cobrir estes cubos um pouco de azeite e assá-los no forno quente até que a abóbora fique macia quando perfurada com um garfo - ou simplesmente assar uma abóbora inteira e retirar a polpa.

Ingredientes (serve 4)

  • 450g de abóbora (moranga ou cabotiá, veja nota no final da receita)

  • 2 batatas pequenas

  • Azeite de oliva

  • 1 gema de ovo

  • 100ml de creme de leite

  • Noz-moscada ralada

  • 200g de Gorgonzola

  • 1 pacote pequeno de massa folhada

Método

Tempo de preparo: 1 hora

Tempo de cozimento: 40 minutos

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte as fatias de abóbora na vertical, retirando as sementes e cascas. Pincele com azeite e leve ao forno por 20 minutos.

2) Descasque e cozinhe as batatas.

3) Abra as duas folhas da massa com um rolo, numa superfície com um pouquinho de farinha de trigo. Para ajudar, corte dois discos com a ajuda de um prato grande, um pouco maior que a forma que você vai usar. Reserve.

4) Amasse a abóbora e a batatas já cozidas/assadas grosseiramente, deixando pedacinhos - você não quer a consistência de purê. Adicione a noz-moscada, o creme de leite, o sal e metade do queijo gorgonzola.

5) Forre a forma (eu usei uma forma de quiche como na foto, mas usaria uma forma de fundo removível no futuro para evitar o uso do papel manteiga) com um dos discos de massa.

6) Disponha o recheio sobre a forma forrada com um dos discos de massa uniformemente. Salpique o resto do gorgonzola. Cubra com o outro disco e feche a torta dobrando a borda de cima com a de baixo.

7) Pincele a torta com a gema de ovo e faça quatro furinhos nela - essa parte é importante, para que o vapor da abóbora possa sair durante o cozimento da torta.

8) Asse por 40 minutos, ou até que a superfície da torta esteja douradinha.

Enquanto isso, faça sua saladinha, coloque um vinho branco na mesa, ou um suco geladinho de limão, um sonzinho e bon appetit!

#FanGourmet #Gastronomia

Você pode gostar de ler também: