Soba com Ervilhas e Molho Cítrico de Gengibre


Vegan oriental e uma explosão de sabor

Quando estou sozinha em casa, geralmente tenho muita preguiça de cozinhar. Minhas refeições acabam sendo bem próximas do que um estudante provavelmente comeria, leia-se: começa com coisas que eu já tenha feito e congelado, ou marmitas feitas na casa de outras pessoas, na falta disso sopa ou macarrão instantâneo, uma fruta ou legume cru, pão com alguma coisa (queijo, ovo).

Pois bem, nas últimas duas semanas em que tive que cozinhar só para mim mesma, por mais que meu hábito alimentar, hum, “minimalista” tenha tentado se instalar, dessa vez foi diferente.

Pela primeira vez aliás, tentei fazer coisas diferentes para mim mesma e de fato experimentar receitas que queria fazer já faz tempo - e, se tivesse sucesso, fazer quando o Mark estivesse de volta.

Essa receita de soba é do blog vegano Love and Lemons, ao qual aliás recomendo muito uma visita.

O macarrão japonês do tipo soba, que você acha facilmente em seções orientais de supermercados ou lojas especializadas, é feito com trigo sarraceno, que dizem ser rico em polifenol, portanto ótimo na redução do colesterol e pouco calórico.

Os outros ingredientes também são super simples de encontrar e muitos deles, você deve ter em casa. O ideal aqui é usar edamame/soja verde. Eu não achei o edamame, que é como uma ervilha grandona ou um tremoço verde, então usei ervilhas frescas (maiores que as congeladas), além da ervilha torta.

Ingredientes (serve 2)

Soba:

- 300g soba- 2 xícaras de ervilha torta- 1 xícara de edamame/soja verde ou ervilhas frescas- 1/4 xícara de cebolinha picada- azeite - metade de uma laranja e de um limão para espremer no final- gergelim torrado para o toque final

Molho:

- Suco de meia laranja- Suco de meio limão- 3 colheres de sopa de shoyu- 1 colher de chá de óleo de gergelim- 2 colheres de sopa de gengibre picadinho- 1 pimenta dedo de moça cortada em lâminas (opcional)

Método:

1. Misture os ingredientes do molho;

2. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal pelo tempo especificado no pacote (normalmente 8-10min);

3. Enquanto o macarrão está cozinhando, aqueça uma frigideira grande com um pouco de azeite. Uma vez que a panela estiver quente, adicione as ervilhas tortas e uma pitada de sal, frite por alguns minutos até que elas fiquem macias e levemente chamuscadas em ambos os lados. Retire da panela e reserve. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar por alguns minutos;

4. Enquanto a panela estiver ainda um pouco quente, despeje o molho Deixe ferver só um pouquinho em fogo alto. Mexa sem parar à medida em que o molho for engrossando, cerca de 2-3 minutos. O molho deve reduzir e ficar com consistência de xarope - mas não deixe reduzir muito, pois é fácil queimar o molho!

5. Adicione o macarrão, as ervilhas e edamame na panela com o molho. Mexa e misture bem. Adicione umas duas colheres de suco de limão, e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Vá provando e ajustando - se precisar, adicione mais shoyu, mais suco de laranja ou de limão.

Finalize com um fiozinho de óleo de gergelim, mais a cebolinha picada e o gergelim torrado.

#Gastronomia #FanGourmet

Você pode gostar de ler também: