Uma viagem à India, passando por Londres por Angelica Mari
Ir para a índia foi uma das experiências mais loucas da minha vida. Eu nunca tive os cinco sentidos tão atiçados por tudo o que me rodeava. Mas uma das melhores coisas que eu fiz na Índia foi - surpresa - comer!
Pratos baseados no tempero curry são servidos em todas as refeições, de jeitos variados, dependendo da região. No sul, o mix de especiarias é mais suave e no norte, mais forte e apimentado. Me lembro do masala dosa, a panqueca de vegetais com tempero bem suave que comi em Bangalore no Central Tiffin Rooms e do curry de espinafre que comi na beira da estrada em Nova Délhi - eita lasquêra, aquilo sim que era comida apimentada! Mas tudo era gostoso, surpreendente e incrível, tudo.
Como a maioria da população indiana é hindu, carne é uma raridade. Quando alguém me diz que não é possível viver sem carne, ou que é impossível criar um filho sem carne na dieta, não consigo deixar de pensar como a Índia tem 1.2 bilhão de habitantes que em sua grande maioria nunca comeram carne na vida.
Uma outra coisa curiosa a respeito de curry é o fato de que é praticamente o prato oficial do Reino Unido. Em Londres, o bairro de Brick Lane é um gueto indiano com centenas de restaurantes que barganham o preço da refeição na rua: quem oferecer o melhor preço e mais bebidas de brinde, ganha o freguês!
Esse curry de berinjela e grão de bico me faz lembrar de um aniversário que comemorei com muitos amigos em Brick Lane, em um restaurante indiano. O consumo de cerveja daquela noite ficou para a história - assim como o sabor desse prato, que faço toda vez que bate uma saudade daqueles épicos jantares indianos em Londres.
Curry de berinjela e grão de bico (tempo de preparo: 35 minutos)
Ingredientes (serve 4)
- 3 berinjelas grandes - 3 colheres de sopa de óleo vegetal (eu uso de canola) - 2 cebolas médias, picadinhas - 1 lata de grão de bico - 6 tomates cortados em pedaços médios - 1 garrafinha de leite de coco
Os temperos:
- 1 colher de sopa de sementes de mostarda - 1 colher de cúrcuma em pó - 1 colher de garam masala - 1 colher de curry em pó - 1/2 maço de coentro picadinho
Opcional: 2 pimentas dedo de moça.
Método
1. Corte as berinjelas na metade (longitudinalmente) e corte cada metade em gomos médios. Em uma panela grande, esquente um filete de óleo e frite as bonitas levemente até elas ficarem marronzinhas do lado mais claro. Coloque tudo num prato com papel toalha e reserve.
2. Coloque o resto do óleo na panela, coloque as cebolas e frite até elas ficarem translúcidas. Adicione todos os temperos menos o coentro, mais o leite de coco. Se você quiser que o curry seja apimentado, adicione as pimentas picadinhas.
Adicione os tomates, mais um copo americano de água e deixe em fogo médio por uns 20 minutos, até seu molho ficar grosso e cheiroso.
3. Enquanto isso, faça um arroz branco e basiquinho. Pães do tipo pita aquecidos no forno também vão superbem com esse prato.
4. Adicione suas berinjelas bronzeadas e o grão de bico ao seu molho e mexa com carinho por uns cinco minutinhos.
5. Seu curry dos deuses indianos está pronto, coma até se fartar - mas se sobrar, fica melhor ainda no dia seguinte! Namaste ;-)
Comments