Burritos vegetarianos & Guacamole


Uma alternativa saudável e rápida para os deliciosos

e inseparáveis pratos Mexicanos

Durante uns dias na semana passada, eu fiquei meio chata. O marido perguntava, “o que você quer que eu cozinhe?” e eu não sabia responder. Aí ele perguntava se eu queria comer fora, e que tipo de comida eu queria, e eu respondia a mesma coisa. Aí eu descobri que o que eu queria mesmo era um burrito.

Como são as nossas emoções… Descobrir que o que eu queria era na verdade um prato mexicano só aconteceu depois de ligar os pontos. Na verdade, eu estava meio sentimental. Bateu saudade da Pompéia, dos amigos de lá, da comida…e do Nacho Libre, o restaurante mexicano da Veridiane e do Rafael, que fica logo ao lado da minha antiga casinha.

Para matar a saudade, decidimos fazer burritos - só que também tinha que ter guacamole, o molho a base de abacate. Como estamos na safra do abacate, é possível encontrar frutas de boa qualidade e bom preço. Eu comprei alguns em Presidente Juscelino (MG), na beira da estrada - super verdinhos, direto do quintal da vendedora!

Essa versão dos famosos pratos mexicanos também contém ingredientes pré-preparados e foi feita rapidamente, a quatro mãos: o Mark fez o molho guaca e eu fiz o recheio dos burritos. Se não fosse exagero, eu diria que ficou bom demais!

Burritos vegetarianos + guacamole (Tempo de preparo: 15 minutos)

Ingredientes - para os burritos: (rendimento: 6/7 unidades)

- Um pacote de tortilhas (eu usei a Rap10)

- 300g de feijão preto (eu usei uma caixinha de pré-cozido, da Quero)

- 300g de grão de bico (idem ao item anterior)

- 50g de azeitonas verdes sem caroço, cortadas no meio

- Uma abobrinha italiana, cortada em cubos miúdos

- Metade de uma cebola roxa grande, cortada em cubos miúdos

- Dois tomates médios descascados, sem semente e cortados em cubos

- Uma pimenta dedo de moça (opcional)

- Três colheres de óleo de canola

Método:

- Aqueça as tortilhas de acordo com as instruções do pacote.

- Aqueça o óleo e refogue a cebola.

Quando esta estiver transparente, adicione a abobrinha e salteie por alguns minutos. A intenção é evitar que ela fique mole demais.

- Logo depois, adicione os tomates em cubos e as azeitonas e, se preferir, a pimenta dedo de moça picadinha. Mexa por uns 2-3 minutos.

- Adicione o grão de bico (escorrido) e o feijão preto (com o caldo).

- Cozinhe todos os ingredientes por mais 5 minutos em fogo alto.

- Seu recheio está pronto!

Ingredientes - para o molho guacamole:

- Dois abacates médios maduros

- A outra metade da cebola roxa que você usou para o recheio do burrito

- Um tomate médio médio descascado, sem semente e cortado em cubos

- Suco de um limão

- Sal a gosto

Método:

- Descasque os abacates e amasse com um garfo, evitando transformar esse molho em um mingau, deixando pedacinhos da fruta sem amassar

- Adicione os outros ingredientes e ajuste o sal.

Pronto! Agora é só comer até se fartar.

Só tomando cuidado para não colocar muito recheio nas tortilhas, para que você consiga fechar seu burrito.Um bom acompanhamento são salgadinhos (nachos) do tipo Doritos. Pra beber, uma cerveja bem gelada - a Desperados (com tequila) e a Colorado Caium (pilsen) são ótimas pedidas. Olé!

*Nota da jornalista Angélica Mari

Essa matéria é dedicada a Veridiane e o Rafael, do fast-food mexicano Nacho Libre. Para quem quiser dar uma passadinha, eles tem uma grande variedade de pratos mexicanos, com e sem carne. Eles estão na Avenida Professor Alfonso Bovero,

754, Pompeia. Tel. 2362-2867.

Angélica Mari é jornalista e tem um blog exclusivo de receitas vegetarianas, que dão água na boca! Para ver essa e outras receitas, acesse:http://semmistura.tumblr.com

Delicie-se você também!

#Gastronomia #FanGourmet

Você pode gostar de ler também: