top of page

Arroz Oriental com legumes


Angelica Mari nos apresenta prato de inspiração japa: nutritivo e econômico

​Você lá, parada na frente da geladeira, pensando no que fazer com todas aquelas sobras dos almoços e jantares passados. Algo que seja rápido. E gostoso. Quem nunca? Pois acredite, esse arroz oriental que vou descrever agora une todas essas características.

Essa receita é bem e verdadeiramente roubada de um lugar, um dos meus restaurantes favoritos nessa vida, o Wagamama. Apesar de eu geralmente preferir comer em restaurantes independentes do que em redes, esse lugar mora no meu coração. Baseada nos bares ramen do Japão, a comida de lá é simples, deliciosa e com um preço razoável. Ah, quantas lembranças de comer tanta coisa boa com tantos amigos naquelas mesas coletivas, estilo refeitório!

Esse arroz, o yasai cha-han, era (e é) um dos meus pratos favoritos e apesar das milhões de outras opções, eu sempre escolhia esse. Tenho que confessar, uma das razões é o fato dele realmente “tirar a barriga da miséria” (vergonha!! >.<) por vir numa vasilha ENORME e acompanhado de uma outra vasilha de sopa de miso e picles japoneses. É, eu sou ogra mesmo. Mas a outra razão e a mais importante é o fato de ser uma daquelas “comfort food”, que você come e se sente fofinha, radiante e sorridente e tudo está bem no mundo.

A versão da foto foi uma variação baseada no que eu tinha na geladeira, que listo abaixo. Uma variação bem gostosa é usar cogumelos tipo shiitake ou shimeji, que são muidinhos, ou para quem gosta, quadradinhos bem pequenos de tofu, ao invés do repolho.

Arroz japonês com legumes (Tempo de preparo: 15 minutos *)

1 cebola pequena, cortada em cubos

1 cenoura pequena, em cubos

1/2 pimentão verde, cortado em cubos

1 punhado de vagem1 lata pequena de milho verde

1 pires de repolho cortado em tiras

1 dente de alho picado

1 pedaço pequeno de gengibre (cerca de metade do tamanho do seu polegar), picado

2 colheres de sopa de óleo de canola

1/2 cubo de caldo de legumes

2 colheres de molho de soja (shoyu)

2 ovos, batidos

2 xícaras de arroz cozido Pimenta calabresa em flocos (opcional)

(*) Esse tempo assume que você já tem o arroz cozido a mão!)

Método

Dissolva o meio cubo de caldo de legumes em uma caneca grande com água fervente. Em uma panela grande ou frigideira funda, em fogo alto, aqueça o óleo. Depois, adicione a cebola, a cenoura, o pimentão, a vagem, o repolho, o milho, o alho e o gengibre. Salteie por uns 3-4 minutos.

Adicione o arroz, misture-o com os vegetais e vá adicionando o caldo de legumes aos poucos. Mistura mistura mistura prum lado, mistura mistura mistura pro outro, com muito carinho mas com agilidade, senão vai grudar tudo! Daí, você vai empurrar essa mistura de arroz com legumes prum ladinho, despejar os ovos mexidos e lentamente, por um minutinho ou dois, misturá-los com o arroz.

Caso você goste, salpique com flocos de pimenta calabresa no final. Uma sopa de missoshiru (missô), facilmente encontrado na seção oriental em supermercados é também um ótimo acompanhamento.

Você pode gostar de ler também:
bottom of page