Zooparque Itatiba: espetáculo de fauna e flora


Local é propício para o lazer e contato direto com a natureza

São 500 mil metros quadrados de fauna e flora. Seguindo uma trilha de três quilômetros – ora de terra batida – ora de paralelepípedos, não tem como não se encantar com tanta beleza.

Esse é o Zooparque de Itatiba, um dos maiores zoológicos do Brasil, que conta com cerca de mil animais oriundos do Brasil, da África, Eurásia e Austrália.

Logo na chegada, o visitante pode conferir um viveiro de cerca de 1400 m2. Entre as espécies, destaque para a arara azul gigante, tucanos, ararajuba, entre outras.

Depara-se com riachos e ilhas de mata preservada, mostrando recintos excepcionais como as “Savanas Africanas”, que conta com o maior grupo de rinocerontes do Brasil, que convive pacificamente com grous coroado, calaus corvo e avestruzes.

Os visitantes também podem ver elefantes, búfalos, hipopótamos, girafas, além de tigres de bengala, lobo guará, tamanduá bandeira, entre outros.

Os macacos são também umas das grandes atrações. Na “lagoa do Taím” é possível observar com cisnes, marrecos e antas; o “bosque australiano” de pinheiros australianos abriga emús e cisnes negros.

Papagaios, Águias, Tucanos, Avestruzes, Elefantes, Girafas, Tigres, Rinocerontes, Antílopes, Lobos, Lontras e Jacarés vivem em regime de semiliberdade em diversos recintos que reproduzem ecossistemas como o Cerrado, Bosque de Pinheiros Australianos, entre outros.

É um passeio encantador, que permite ao visitante o real contato com a natureza, podendo conhecer um pouco mais da história de cada animal, ver de perto a riqueza da nossa fauna e flora.

O parque oferece programas e cursos de educação ambiental voltados a crianças, estudantes e professores, que visam conscientizar a todos da necessidade da preservação da flora, fauna e do meio ambiente.

O parque

O Zooparque Itatiba abriu as portas ao público em fevereiro de 1994 sob o nome “Paraíso das Aves”, mostrando, na época, em torno de 1000 aves oriundas do mundo todo.

Com o passar do tempo e adaptando-se às preferências do público, diversificou seu plantel de animais com mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

Sempre, porém, perseguiu sua meta inicial – eminentemente educativa - de mostrar os animais de forma mais livre possível e dentro de amplos recintos que reproduzem seu habitat natural, incluindo a flora típica do local.

Serviço: Zooparque Itatiba Sítio Paraíso das Aves s/nº -Rodovia D. Pedro I, Km 95, Bairro Paraíso das Aves, Itatiba – SP Funcionamento: diariamente das 9h às 17h Informações: (11) 3323-6215 e www.zooparque.com.br

#Turismo

Você pode gostar de ler também: