Ralph Baer inventor do videogame falece aos 92 anos


O alemão criou o famoso Geniusgame de sucesso da década de 1980

O “pai dos videogames”, Ralph Baer faleceu no sábado 6 de dezembro aos 92 anos. Engenheiro de origem alemã Ralph H. Baer, inventor do popular jogo Genius, vivia nos EUA e deixa três filhos e mais de 150 patentes registradas.

É dele a criação do primeiro videogame, na década de 1960, chamado simplesmente de “brown box”. Anos depois, o aparelho ficou conhecido como Magnavox Odyssey, tendo sua primeira demonstração pública em 1972.

O modo de definir os consoles parte vem desta época: um computador, dentro de uma caixa e conectado a uma televisão. Ele também desenvolveu um controlador do tipo “pistola de luz”, que foi utilizado em jogos de tiro. Acredita-se que tenha sido o primeiro periférico criado para videogames. Mais tarde, Baer projetou o brinquedo eletrônico Simon (conhecido no Brasil , a partir dos anos 1980, como Genius), um ícone da cultura pop. Ele é vendido até hoje.

Entre os prêmios recebidos por Ralph Baer estão a condecoração com a Medalha Nacional de Tecnologia pelo presidente George W. Bush, em 2006, em 2008, foi homenageado com o prêmio de pioneiro na conferência Game Developers. Em 2010, entrou no Hall da Fama do National Inventors, entidade que reúne os inventores americanos.

Com muita tristeza recebemos a notícia que Ralph Baer inventor do primeiro videogame da história, morreu ontem aos 92 anos. Impossível imaginar o mundo sem os videogames. Felizmente tivemos a oportunidade de ter Baer como participante da 2ª Rio Game Show em 2009, onde ele interagiu com os fãs brasileiros. A Brasil Game Show prestou uma homenagem, que Baer autorizou e agradeceu imensamente ainda em vida: o Troféu Ralph Baer, uma taça permanente onde a cada ano serão gravados os nomes dos vencedores da Brasil Game Cup.

Adeus, Ralph Baer!

#Games

Você pode gostar de ler também: