Projeto Semente Viva


Participe do projeto de extensão da UNESP de Rio Claro de educação ambiental

O Projeto de Educação Ambiental Semente Viva teve início no ano de 2000 e foi criado por alunos do curso de Ecologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro (SP).

Os membros são envolvidos em um mesmo pensamento ecológico baseado em valores como a cooperação, a conservação, a associação e a qualidade de vida, com o intuito de gerar melhores condições socioambientais. Comprometidos na tentativa de criar uma nova perspectiva para as futuras gerações, afim de buscar o despertar de uma nova relação homem-natureza: mais harmônica, sensível e ecológica.

Atualmente, o projeto conta com alunos dos cursos de Ecologia, Engenharia Ambiental, Geografia, Matemática e Pedagogia do campus da UNESP de Rio Claro, tendo como orientadora a Prof. Dra. Maria Inez Pagani, do Departamento de Ecologia.

O grupo vem desenvolvendo trabalhos de caráter extensivo junto à comunidade, especificamente com crianças em idade pré-escolar da escola pública de Rio Claro, interagindo com o público alvo na busca de uma nova consciência, valores e atitudes que atentem à interdependência fundamental existente dentro dos ecossistemas naturais, e o comportamento do ser humano dentro desse contexto. Todo esse processo envolve atividades selecionadas de acordo com a realidade em que o público alvo em questão está inserido.

Eco - Escolas

A partir do ano de 2014, o projeto Semente Viva se fundamenta na filosofia das Eco-Escolas, que utiliza a Agenda 21 como ferramenta metodológica. Eco-Escolas éum programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), sendo o Instituto Ambiental Ratones (IAR) o operador nacional, e o Instituto Ambiente Total (IAT) o responsável no Brasil.

Junte-se ao Semnte Viva

Se você tem vontade de conhecer o grupo ou participar de um projeto de extensão universitária, nós convidamos você a se juntar a nós. Novas ideias são bem-vindas e o entusiasmo de membros e voluntários, novos e antigos, fazem nosso grupo cada vez melhor!

Reuniões do grupo: segundas, às 18hrs na casinha de madeira da UNESP da Bela Vista na Cidade de Rio Claro - SP.

#MeioAmbiente

Você pode gostar de ler também: