Metareciclagem


Reapropriação Tecnológica para Transformação Social

MetaReciclagem é uma metodologia descentralizada de re-apropriação tecnológica para a transformação social. Os principais focos da MetaReciclagem são a criação de centros de MetaReciclagem e a pesquisa e desenvolvimento de alternativas tecnológicas livres e flexíveis. Os centros de MetaReciclagem tornam-se esporos descentralizados de logística distribuída. Os metarecicleiros também promovem a criação de ConecTAZes, instâncias temporárias ou permanentes de uso de tecnologia metareciclada.

O que é a MetaReciclagem?

MetaReciclagem é principalmente uma idéia. Uma idéia sobre a re-apropriação de tecnologia objetivando a transformação social. Esse conceito abrange diversas formas de ação: da captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.

O que é o ConecTaz?

ConecTaz é uma maneira de descrever a maneira como o projeto metareciclagem cria espaços de acesso e compartilhamento de conhecimento. Parte do princípio de tele-centro, um espaço que conta com uma infra-estrutura tecnológica, mas, ao contrário desses, não objetiva o simples acesso à internet. A ConecTaz é uma intervenção que visa a criação de redes sociais de troca e conversas. Pode ser permanente ou temporária, fixa ou móvel. Utiliza-se de software livre por princípio.

O que é são os Esporos?

Os Esporo são uma meta-instância da Metareciclagem. O que os diferencia de um ConecTaz é o fato de que seu foco não é o uso efetivo de estruturas metarecicladas para a criação de redes sociais, mas o planejamento dessas estruturas, e a realização de pesquisas e experimentações que facilitem a criação dessas estruturas.

Afinal, o que é que vocês são?

Na verdade, nessa pergunta é que reside o erro. Nós não somos o MetaReciclagem. Nós somos uma aglutinação de pessoas que fazem MetaReciclagem. Esse grupo emergiu descentralizadamente da rede. Não foi uma reunião de notáveis que criou um grupo, foram pessoas que se aproximaram porque tinham interesses e perspectivas em comum. Ou seja, MetaReciclagem é uma metodologia, um nome que algumas pessoas usam para definir e identificar uma maneira de lidar com a tecnologia, e que tem por objetivo a re-apropriação tecnológica para a transformação social. MetaReciclagem, estruturalmente, aproxima-se mais de um movimento que surgiu de baixo para cima e que permanece aberto a quem quiser participar. É por isso que a MetaReciclagem não tem sedes, mas esporos: pessoas fazem MetaReciclagem em um lugar. Outras pessoas ficam sabendo, decidem fazer MetaReciclagem em outro lugar e saem fazendo. E não precisam passar por um processo longo de aprovação, basta conversar com todo mundo na lista e pronto.

#MeioAmbiente

Você pode gostar de ler também: