Eco Casa 3.0


Habitação Bioclimática é pré-fabricada e controlada por um smartphone

Se você está a procura de soluções eficientese biosustentáveis para sua habitação, um ótimo lugar para começar é pelo conceito de automação residencial inteligente. Essa é a principal característica da Ecological House 3.0, uma residencia bioclimática com produção pré-fabricada e surpreendentemente controlada por um smartphone para alcançar seu máximo potencial de eficiência energética.

Desenvolvida pela empresa de arquitetura NOEM, a Eco Casa 3.0 conta com uma área de 315 metros quadrados e levou apenas 10 semanas para ser construída em Castellón na Espanha. Com design moderno com bordas arredondadas que lembram as curvas das extremidades de um smartphone, a Ecological House foi produzida com peças criadas sob medida que foram levadas ao local direto para a montagem.

Graças as novas tecnologias de digitalização, o escritório foi capaz de enviar o projeto diretamente para as máquinas de corte e produção das peças em um processo que durou cerca de 8 semanas. A casa ecologicamente sensível também foi projetada prevendo o uso de tecnologias passivas e de materiais renováveis de origem local.

Devido a automação, sistemas de irrigação, iluminação e energia são administrados de maneira mobile. Como tudo na casa é automatizado, os sistemas contam programação específica que estuda e adéqua seu funcionamento às condições ambientais. A irrigação por exemplo, é ativada conforme as condições do clima, umidade do solo, previsões de chuva e altos níveis de CO2. Já o sistema de iluminação pode ser agendado, ligado ou desligado via GPS. Além disso, informações como consumo de energia e água, temperatura do ambiente, umidade e outros dados relevantes podem ser acessados em tempo real pelo smartphone.

A arquitetura da Ecological House 3.0 é composta por dois módulos de madeira posicionados de maneira que o uso de luz e ventilação naturais sejam otimizados. O espaço possui sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda no primeiro módulo e quarto de casal, banheiro e home office no segundo. As peças são feitas de madeira a partir de painéis estruturais que são isolados com fibra de madeira para aumentar o conforto ambiental interno.

#Interiores

Você pode gostar de ler também: