Fanzine de Junho de 2014

Parabéns Cidade Azul!

Entre as comemorações destaca-se o Campeonato Brasileiro de Balonismo 

Rio Claro completa 187 anos no próximo dia 24. O calendário de eventos alusivos à data terá uma série de atrações gratuitas, várias delas tradicionais e que reúnem grande público para ver atividades como a exposição nacional de orquídeas, exposição de carros antigos e muitas outras. Um dos pontos fortes das comemorações está o Campeonato Brasileiro de Balonismo, destaque do festejo, enfeitando o céu com muitas cores. 

“Convidamos toda a população a prestigiar esses eventos que são organizados com muito carinho para enaltecer nossa comunidade, nossa cultura e as pessoas que ajudam dia a dia a construir nossa cidade”, comenta o Secretário de Turismo, Renê Neubauer.

Desde a quarta-feira (4), os imensos balões da 27ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo disputam um dos mais concorridos torneios da modalidade. Além da competição, o público terá espetáculo de cores e sons na noite de sábado (7), com apresentação do “night glow” a partir das 19 horas no aeroclube.

Já a quermesse da Matriz São João Batista, que celebra o padroeiro do município, acontece dia 24 de junho. É uma das mais famosas festas juninas de Rio Claro e será realizada na Praça da Liberdade sempre a partir das 19 horas.

Outra tradição do calendário de aniversário é o Salão de Artes, no Centro Cultural, com obras escolhidas entre inscritos de várias partes do país. A abertura está marcada para 14 de junho, às 20 horas.

Mais uma atração que tradicionalmente reúne grande público é a exposição de carros antigos, que neste ano será realizada nas Faculdades Claretianas no dia 15 de junho, a partir das 9 horas.

A Exposição Nacional de Orquídeas, em sua 70ª edição, também está confirmada neste ano e será realizada nas Faculdades Claretianas nos dias 27, 28 e 29 de junho.

No dia 24 de junho, aniversário da cidade, a comunidade vai comemorar a data com desfile cívico, que será realizado no entorno do Jardim Público com representantes de vários segmentos da sociedade. O evento começa às 8 horas.

Mas não é só. O calendário inclui a Festa de Santo Antônio (nos dias 13, 27, 28 e 29 de junho), apresentação do coral municipal (dia 21 no Centro Cultural), exposição de canários no Centro Cultural (de 22 a 28 de junho), concerto de aniversário da cidade da Orquestra Sinfônica (no dia 26) e muito mais.

A sempre bela "Cidade Azul" 

Localizada a 175 km de São Paulo, Rio Claro conta hoje com cerca de 196 mil habitantes, segundo dados estatísticos do IBGE. Oferece boas opções de turismo e de lazer, voltados para a ecologia, história e cultura.

Há monumentos bem conservados do século 19, como o museu Theodor Kölle, construído por volta de 1865. A estação ferroviária, inaugurada em 1910 e hoje desativada, tem seu prédio tombado e é considerada um marco arquitetônico da cidade. O Gabinete de Leitura, de 1890, abriga vasto acervo de obras raras.Não deixe de passar pela Usina Hidrelétrica de Corumbataí, de 1895, considerada a mais antiga do estado.

Para curtir a natureza, Rio Claro abriga uma floresta, com mais de 2 milhões de hectares, e o lago Azul, bom para caminhadas.