Fanzine de Junho de 2013

Atibaia: pedaço do paraíso no interior de São Paulo

No mês de seu aniversário, a revista Fanzine homenageia a terra que vai muito além das flores e morangos.

No dia 24 de junho, Atibaia completa 348 anos. Seu nome, segundo alguns historiadores apontam como "água boa" na linguagem indígena, já demonstra o grande potencial natural deste paraíso no interior de São Paulo. Com belas paisagens e atrativos naturais diversificados, com flora e fauna características da Mata Atlântica, Atibaia, terra das flores e do morango, é o destino escolhido por turistas de diferentes regiões para viver experiências inesquecíveis.



Mas Atibaia vai muito além das flores e morangos. Ela é a terra perfeita para quem quer fugir do estresse da cidade grande e se refugiar em meio à natureza; mas é perfeita também para quem quer praticar ecoturismo ou esportes radicais. E por que não dizer que é o lugar onde as pessoas podem optar por boa gastronomia de excelentes restaurantes e ser ponto de encontro dos amigos em algum de seus  barzinhos? É, Atibaia proporciona uma diversidade de atrativos, que encanta turistas de todos os locais.



Atibaia também é um convite para quem deseja conhecer tradições interioranas. São séculos de história e cultura popular que o visitante pode conferir em todos os cantos da cidade.

No Centro Histórico, as igrejas de São João Batista e Rosário contam a história da religiosidade do povo local. Na Igreja do Rosário, os visitantes podem conhecer um museu, que mantém preservadas peças da época da escravidão. E os casarões da época do império ainda preservam nas belas fachadas os vestígios de outros tempos. O museu João Batista Conti e seus belíssimos acervo e construção arquitetônica se configuram como uma joia rara localizada na região central.

Na área rural, o turista tem a oportunidade de conhecer outra Atibaia. A Atibaia dos agricultores, responsáveis pelas plantações de flores e morangos que abastecem feiras e mercados de diferentes localidades do país e movimentam a economia local. É possível visitar as plantações, fazer passeios a cavalo, conhecer fazendas centenárias e provar as delícias produzidas nesses locais. Os congos, violeiros e outras manifestações da cultura popular do meio rural proporcionam uma rica vivência ao turista pelo que há de único no interior paulista.

Para os amantes do ecoturismo e esportes radicais... Atibaia é perfeita! O Parque Grota Funda é o ponto de encontro de amantes da natureza e dos esportes de aventura, que podem chegar ao Monumento Estadual da Pedra Grande a mais de 1.400 metros de altura, explorar trilhas, quedas d´água e grutas nos parques e áreas verdes do município.



Conhecida Atibaia...​​


Atibaia é nacionalmente - e mundialmente - conhecida pela Festa das Flores e Morangos, pelo Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, pelos inúmeros títulos da nossa FAMA (Fanfarra Municipal de Atibaia), e pelos festivais de cultura japonesa (Taiko e Bon Odori).

A Festa das Flores e Morangos acontece anualmente no mês de setembro e atrai milhares de turistas em todos os dias de evento. Realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, o evento é exuberante e esbanja criatividade e beleza. Todo ano há um tema diferente para orientar a inspiração dos decoradores, produtores e colaboradores do evento.



O Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual reúne milhares de pessoas em todos os dias de evento. É considerado o "Festival dos Festivais", que reúne artistas, diretores nacionais e internacionais para um evento onde há mostras, debates, congressos e um público seleto que aprecia uma boa produção!



A Fanfarra Municipal de Atibaia já trouxe medalhas inéditas para o Brasil. Os títulos conquistados colocaram a FAMA no hall das melhores bandas do mundo.

Essa é Atibaia... muito mais do que flores e morangos! Uma terra "boa de se viver", um atrativo para os turistas e um orgulho para os moradores!

 

Parabéns Atibaia, pelos seus 348 anos!