Fanzine de Julho de 2013

Festivais de Inverno na região

Cidades preparam calendário de atrações diversificadas para todas as idades e gostos; e você confere toda programação do mês de julho aqui, na Revista Fanzine!

Preparem-se! Está aberta a temporada dos Festivais de Inverno das cidades da região, que prepararam um calendário de atrações diversificadas para aquecer o friozinho que chegou.

 

E a Revista Fanzine estará presente em todas as cidades que prepararam uma programação especial aos moradores e turistas! E você irá conferir cada detalhe aqui! Programe-se! Agende-se! Afinal as férias servem para descansar, relaxar, viajar e se divertir! Aproveite essa temporada!

 

Confira a programação que algumas cidades prepararam para aquecer esse frio!

 

Monte Verde

 

O distrito de Monte Verde, considerado um dos principais destinos turísticos do país, é conhecido por ser hospitaleiro e famoso pelo seu clima frio e sua arquitetura colonial. É nesse ambiente charmoso e aconchegante que acontece até o dia 28 de julho o Festival de Inverno de Monte Verde, com programação gratuita aos finais de semana e feriados.

 

O Espaço Adélia receberá diversas atrações durante a programação do Festival de Inverno, como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto que se apresenta no dia 06 de julho, e há 75 anos difunde a música erudita, sendo a terceira orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. No sábado seguinte, dia 13 de julho, se apresenta no Espaço Adélia a banda Coffee Shop, com standards do jazz até musicas atuais. A Orquestra Sinfônica da Policia Militar, fundada em 1949, também agraciará o público no dia 19 de julho assim como a Orquestra de Câmara SESIMINAS que se apresenta no sábado, dia 20. O domingo contará ainda com espetáculo Por Parte de Pai, do premiado Grupo Atrás do Pano. No último sábado, dia 27, a Orquestra de Violinos de Monte Verde abre a apresentação para a Orquestra Filarmônica Melhoramentos Caieiras, no Espaço Adélia. Neste concerto, a Orquestra em parceria com o cantor e compositor Charlis Abraão vão apresentar um repertório com as canções inesquecíveis da dupla Sá & Guarabira. Para encerrar o evento no Espaço Adélia, o espetáculo infantil do grupo de Teatro de Monte Verde, O Lobo e as Três Porquinhas.

 

Monte Verde conta com uma extensa rede hoteleira e de restaurantes, que dão uma característica peculiar e própria ao lugar. O chamado “centro da vila”, área destinada ao turismo, é o local que concentra a maioria das lojas e restaurantes destinados ao turista, que também abriga a Galeria Suiça. Nesse espaço, acontecerão as apresentações do Coral Madrigal Cantare da Escola Municipal de Música e Artes de Carlito Martins, no dia 06 de julho, e a apresentação de Dança da Associação Beneficente de Monte verde, no dia 20 de julho. A Avenida Monte, coração do distrito, receberá ainda um cortejo cênico durante todos os sábados do Festival do Grupo de Teatro Experimental de Pouso Alegre, Clowns e Convidados, além de oficinas de dicas gastronômicas do Senac. O evento conta com patrocínio da Melhoramentos Florestal, gestão da Espaço Ampliar, realização da Prefeitura Municipal de Camanducaia e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Atibaia

 

O Festival de Inverno 2013 começou nesta quinta-feira, dia 4, com atrações para todos os públicos. O evento segue até dia 28 de julho com apresentações diversificadas e sessões de cinema nos bairros Imperial, Tanque e Alvinópolis.

 

Nesta quinta-feira, dia da abertura do festival, a programação começou com uma apresentação do Conjunto Miramar, de Porto Rico, cuja formação conta a oboísta Ana Cecília Guzzi, musicista de Atibaia.

 

A programação do festival possui outros grupos cujos integrantes são “pratas da casa”.

É uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho cultural desenvolvido por artistas locais. Vale lembrar que todas as atrações e atividades são gratuitas.

 

As oficinas acontecerão na Difusão Cultural (Rua Dr. Osvaldo Urioste, 41 – centro). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Eventos (Av. 9 de Julho, 18 – centro). O workshop de viola acontecerá no Fórum Cidadania e as inscrições podem ser feitas com Ruth Rubbo (11-99627-4556).

 

Extrema

 

A cidade de Extrema está com um calendário extenso de programação, que tem início nesta sexta-feira, dia 05 e segue até o dia 28 de julho. Promovido pela Prefeitura de Extrema por meio das Gerências de Cultura e Turismo, o Festival de Inverno contará com atrações já consolidadas como o Festival Extremamente Caipira, FENAC, Mostra Teatro, e ainda com atrações sociais como a Festa de Aniversário do projeto “Cola na Quadra” e o documentário “Mulheres que curam” que vem acrescentar atrações ao Festival.

 

Entre as inúmeras atrações, o Festival contará também com o “Extrema Motocross Fest” organizado pela Gerência de Esporte e Lazer, e que encerrará com chave de ouro no dia 27 e 28 de julho mais uma edição do Festival de Inverno. Para saber a programação completa acesse o site www.extrema.mg.gov.br

 

Itatiba

 

O início do inverno promete ser quente em Itatiba, quando a Prefeitura promove a 19ª Festa de São Pedro no Parque Luís Latorre. O evento deste ano, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho, irá valorizar especialmente os artistas e a cultura local, trazendo também novidades que agradarão a toda a família. "Como sempre a nossa Festa de São Pedro é organizada com muito carinho pensando na alegria da nossa população e também dos visitantes de outras cidades. A programação deste ano está muito especial e, com certeza, será um sucesso", disse o Prefeito João Fattori.

 

A programação terá três shows com duplas conhecidas do público da cidade. No dia 5, sexta-feira, a Festa começa às 19 horas com abertura da praça de alimentação, benção e show com a consagrada dupla, Marcos & Belutti. Sábado, 6 de julho, e domingo, 7 de julho, o evento começa às 10 horas, com brinquedos infláveis, feira de artesanato e apresentações diversas. Na noite de sábado a querida dupla Adalto & Adalberto irá animar o público. No domingo, sobe ao palco a dupla sertaneja Thaeme & Thiago, uma das grandes sensações do sertanejo atual.

Quadrilha e casamento caipira da Terceira Idade também fazem parte da programação, assim como outras atrações locais, como a Orquestra de Violas de Itatiba e a Corporação Musical Santa Cecília.

 

A Festa é gratuita e a população pode aproveitar a oportunidade e doar de um quilo de alimento não perecível que será encaminhado às entidades assistenciais da cidade, por meio do Fundo Social de Solidariedade. A Praça de Alimentação, que tem a missão de arrecadar fundos para as entidades assistenciais da cidade, também estará presente na 19ª edição da Festa.

 

Programação da 19ª Festa de São Pedro

 

05/07 - Sexta-feira

19h - Abertura dos Portões

Praça de Alimentação

Artesanato

Área de Show Room

20h - Benção da Festa

21h - Show Marcos & Belutti

 

06/07 - Sábado

10h - Abertura dos Portões

Espaço Criança (brinquedos infláveis)

Praça de Alimentação

Área de Show Room

12h - Karen Zachar's (pop rock)

12h45 - Fabiana Marques (pop rock)

14h - Dani e Daniel (sertanejo)

15H30 - Grupo Piracema (MPB/samba)

17h30 - Edson & Luis (sertanejo)

20h - Quadrilha Terceira Idade

21h - Show Adalto &Adalberto

 

07/07 - Domingo

10h - Abertura dos Portões

Espaço Criança (brinquedos infláveis)

Praça de Alimentação

Área de Show Room

12h - Corporação Musical Santa Cecília

13h - Orquestra de Violas de Itatiba

14h30 - Johnny Voxx (country)

16h - Fernanda Pontes (samba de raiz)

17h30 - Reginaldo & Donizzeti

20h - Show com Thaeme e Thiago

 

Bragança Paulista

 

Até o dia 28 de julho, ocorre mais uma edição do Festival de Inverno em Bragança Paulista. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reúne música, dança, teatro, cinema e muitas outras atrações em múltiplos pontos da cidade. As atrações são gratuitas. A Administração municipal solicita apenas a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida na entrada dos eventos que acontecem na Casa da Cultura e no Clube Regatas Bandeirantes.

 

O lançamento oficial do Festival de Inverno ocorreu no último dia 27 no Centro Cultural Geraldo Pereira, na praça do Matadouro. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Noy Camilo,  destaca na edição 2013 do Festival a pluralidade de espetáculos, que vai ao encontro da diversidade do público e do slogan deste ano: Bragança transbordando cultura neste inverno. “É exatamente isso o que preparamos para este ano. Uma programação repleta de atrações consagradas dentro e fora do Brasil. A administração municipal conta com a participação de toda a população nos shows, no teatro, no cinema nas demais atrações”, convida.

 

O Festival de Inverno de Bragança Paulista 2013 reúne, dentre outras atrações, os shows de O Teatro Mágico, Elza Soares, C. J. Ramone (músico que integrou a última formação da banda de punk rock norte-americana Ramones), e o encerramento com o show do cantor Ney Matogrosso.

 

No teatro, destacam-se as peças ‘As encalhadas’ e ‘Homens no Divã’, em cartaz em outras cidades do Brasil. Na dança, destaca-se o ballet Dom Quixote, espetáculo assinado pela Companhia de Ballet Luiz Henrique.

 

A programação completa está no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista (culturaeturismobp.com) ou pelo telefone 4035-6570.