Fanzine de Agosto de 2013

Parabéns Americana!

Município completa 138 anos e é conhecida como um dos mais importantes polos têxteis do país 

A cidade de Americana, SP, completa hoje 138 anos de sua fundação. E a comemoração será com muita música, apresentada pelos alunos da "Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos e da Banda de Alunos, que homenagearão a cidade com o Hino de Americana, "Minha Carioba", o Hino Nacional e canções clássicas e populares, além de apresentações de Cavaquinho Seresteiro, Coral Infantil Villa-Lobos, e a exposição centenária do nascimento de Lulu Benencase.  

 

 

Segundo o pesquisador e diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, Melquesedec Ferreira, os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII e fazem menção a Antonio Machado de Campos, Antonio de Sampaio Ferraz, Francisco de São Paio e André de Santos Furquim, que se estabeleceram nas terras de Salto Grande, cultivaram a cultura da cana-de-açúcar e fabricaram açúcar e aguardente.

 

Dois eventos marcam, segundo os pesquisadores, a data de fundação de Americana. A inauguração da Estação Ferroviária em 27 de agosto de 1875, com a presença do Imperador D. Pedro II e sua comitiva real. Outro fato foi a construção da primeira fábrica de tecidos de algodão, em Carioba, por Antonio e Augusto de Souza Queiroz, no mesmo ano.

 

 

São 138 anos de história e desenvolvimento!

 

Parabéns Americana, parabéns pela sua história, parabéns pela sua gente!