Seguir moda não está na moda!




Uma das coisas mais divertidas ao estudar moda, ao estudar comportamento, é ver o lado cíclico das coisas


É interessantíssimo perceber que realmente os opostos se atraem e que os extremos se completam. Quer ver um exemplo disto? Quem tem mais de 40 lembra dos exíguos biquínis fio dental que desfilavam nas praias nacionais. E depois de um longo reinado, eis que surge o reinado dos comportados sunquínis e biquínis que nossas avós usariam – de acordo com o padrão vigente, obviamente – e varrem para baixo da areia os famigerados biquínis fio-dental. Abre-se um parêntese para dizer que é óbvio que por trás deste comportamento houve uma bem orquestrada campanha de marketing visando exportar o modelo de proporções europeia para os quatro cantos do mundo, afinal, pensa comigo – não é mais econômico criar uma moda, aumentar o tamanho do biquíni e exportar o “brasilian bikini” usado nas praias cariocas?



Enfim… e hoje percebo estar moda um comportamento que remete à simplicidade, seja no vestir, seja no comer.


Quer exemplos?


Acabo de ler na revista Elle que o “comfort food com jeito autoral” está na moda. Ops… Dany, liga a tecla SAP? O que significa isto você deve estar se perguntando…. simples assim: confort food é a comida com jeito de vovó (lembra dos croquetes e bolinhos, do rosbife ou dos sanduichinhos feitos no forno? É isto!). Mas o que é o jeito autoral? É usar a velha comida caseira e dar um “toque” de chefe. Por exemplo: o rosbife vem com “salsa” (molho) de tomates e batatas doces. E os croquetes de carne podem vir acompanhados com um molho diferentes, tipo um “curry” de manga. Chique, não é? E o mais legal é que este “retorno às origens” veio depois de “overdoses” de comida tailandesa, indiana, e outras igualmente rebuscadas de fortes sabores.


E na moda? Na moda esta colunista acha o máximo que, após tantas e tantas fendas vertiginosas, tantos e tantos brilhos, brocados e cores num mesmo look, numa profusão exagerada que remetia os não tão saudosos anos 80, a tendência do momento se chama “normcore” e olha que incrível: a moda agora é SER NORMAL!!!


E o que é normcore, os leigos se perguntam? E eu te respondo: normcore são justamente as pessoas que não se preocupam em seguir tendências específicas e estarem antenados no radar da moda. Normcores são pessoas que prezam o conforto e que pensam que suas atitudes, antes das suas roupas, é que vão expressar sua verdadeira personalidade.


Legal, não é? Ou seja e para terminar!


Quer seguir moda? Ops!!! Lembre-se que nada mais fora de moda que ficar antenado na moda!!!


A moda hoje é ser você mesmo! Pensa nisto e se descomplique. E fique na SUA moda!

#Moda

Você pode gostar de ler também: