A tradição da Festa de Flores e Morangos​


Evento reúne turistas de todo o Brasil por aliar a beleza e criatividade​​​

Falar em Atibaia é lembrar da tradicional Festa das Flores e Morangos. Esse evento, que entra em sua 33ª edição em 2013, alia beleza e criatividade, com uma fusão de gastronomia que agrada a todos os paladares.

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia oferece um pavilhão onde há exposição e outro de comercialização de uma imensa variedade de flores e plantas ornamentais.

Grande parte dos produtores do município colabora para enriquecer a Festa trazendo para o evento suas novidades. Esse trabalho tem o apoio da Pró-Flor e da Associação Hortolândia, organizadora do evento.

Existem aproximadamente 15 classificações de flores e plantas e cerca de mil variedades que fazem parte desse rol de belezas naturais. As flores de vaso são as mais procuradas pelos visitantes.

Entretanto, além da exposição de espécies, os turistas encontram adubos, substratos, forração e acessórios em geral. Todos os produtos vendidos são de extrema qualidade e bom gosto.

O que chama muito a atenção são as miniaturas de flores e plantas ornamentais, o colorido, que variam desde as tradicionais cores rosa, amarela e branca até as mais exuberantes e os cheiros que chegam a convidar o visitante a ter as flores em casa. Assim, a natureza e o conhecimento dos produtores tornam essa Festa cada vez mais visitada e maravilhosa.

Atibaia é a maior produtora de morangos de todo o Estado de São Paulo. São aproximadamente 500 produtores da fruta, sendo 30 somente em Atibaia. Com 100 hectares de terra, serão cerca de cinco milhões de pés de morango para colheita entre junho e dezembro deste ano.

Existem mais de 200 variedades de morangos, porém em Atibaia são produzidos aproximadamente seis: osso grande, festival, camino real, albiun e camarosa, aleluia. Esses são os mais tradicionais e com maior volume de comercialização.

Na Festa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais a respeito da saborosa fruta que pode ser transformada em geleia, sorvete, merengue, fondue.

Os tamanhos, cores e cheiro chamam a atenção dos turistas, que chegam a comprar mais de quatro caixas, tanto para presente como para consumo próprio.

E programe-se: a tradicional Festa das Flores e Morangos de Atibaia já tem data marcada para esse ano: de 06 a 29 de setembro. Imperdível!

#Turismo

Você pode gostar de ler também: